Os mosquitos são insetos encontrados em quase todas as partes do mundo. Suas fêmeas picam os animais e as pessoas, provocando coceira ou inchaço na pele. As picadas podem disseminar a malária, a febre amarela, a dengue, a zika e outras doenças graves. Os mosquitos fazem parte de um grupo maior de insetos chamados moscas.
O mosquito tem um corpo macio e uma cobertura dura chamada exosqueleto. Possui duas asas estreitas, duas antenas e seis pernas longas. A fêmea normalmente tem na boca um elemento chamado probóscide, que parece um tubo comprido. Ela usa a probóscide para furar a pele e sugar o sangue dos animais, pois precisa desse sangue para o desenvolvimento de seus ovos. Os mosquitos machos não picam; sua boca é apropriada para extrair o sumo das frutas.
As fêmeas dos mosquitos depositam os ovos na superfície da água parada. Esses ovos se transformam em larvas longas e retorcidas que vivem sobre o meio aquático. As larvas soltam mais de uma vez a sua camada externa e depois assumem uma nova forma, chamada crisálida, que também vive na água. As crisálidas se transformam em mosquitos adultos que voam e se reproduzem.
Os mosquitos são considerados insetos nocivos porque transmitem muitas doenças, mas livrar-se deles é difícil. Um modo de conseguir isso é drenar a água de fossos, pântanos e lagos onde eles depositam os ovos. Para eliminar os mosquitos adultos, usam-se inseticidas, que são pós ou líquidos para matar insetos nocivos. Porém essa arma de combate também pode ser perigosa para os animais e as pessoas.